Felicidade?

46e2db633c41549c286fac7be877b967Lucky Man ~The Verve

A felicidade é um estado mental, de espírito e coração, que se traduz fisicamente – como qualquer emoção intensa – e, curiosamente, rima com a sua principal característica, a relatividade. A felicidade é relativa, o que a me faz feliz a mim pode fazer do meu vizinho o homem mais deprimido do mundo. Podemos ser felizes com o mais mundano e com o mais extraordinário – de um dia de sol a ganhar o Euromilhões.

A felicidade é o primeiro e último objectivo de qualquer ser humano. Não só ser feliz mas proporcionar felicidade aos que, para cada um, são mais importantes. A felicidade é tudo, para nós.

E é aí que tenho de me perguntar: para ser feliz, tenho o direito de destruir a felicidade de outrém? Ou, adaptando um famosa frase, “A minha felicidade termina onde começa a felicidade do outro”?

A resposta óbvia, pelo menos da minha perspectiva, é que depende, sempre, dos escrúpulos do próprio. Porque há, como em tudo, quem não tenha problemas em atropelar tudo e todos, levar tudo à frente e destruir vidas, se for preciso, para chegar à felicidade. E não veja algo de errado com isso.

Muitas vezes se diz que “vida é dos espertos” – espertos na pior acepção da palavra – de quem não olha a meios para obter o que quer. E, de facto, é bem verdade – os menos escrupulosos, que não têm problemas com coisas como moralidade, ética ou com a destruição da vida ou da felicidade alheia, são, infelizmente, muitas vezes, os vencedores.

Mesmo sabendo que “nice guys finish last”, quem é bom nunca (ou muito raramente) ganha, e tendo ampla experiência no departamento “perder, ou não chegar nem perto, do que quero por ser boa pessoa”, tenho a certeza que, em primeiro lugar, nunca destruiria a felicidade de alguém para obter a minha porque, em segundo lugar, não tenho o direito de o fazer e, em terceiro lugar, destruir a felicidade de alguém a quem, por exemplo, se quer muito bem certamente vai envenenar a felicidade futura, de um ou do outro ou, pior ainda, de ambos…

Perante dilemas, deste género, que se me colocam, sei sempre qual é o caminho correcto a seguir. O caminho correcto é nunca fazer depender a minha felicidade da destruição da felicidade de terceiros.

Certo.

E quando o “caminho correcto” se atravessa à  frente daquilo que quero?
E se, para ter aquilo que quero (mesmo), não houver escolha?
E se, nesse caminho incorrecto, para ser feliz tiver que deixar de ser quem sou?  Será que vou ser mesmo feliz? Sabendo que para ser feliz, e ter o que quero, tive que abdicar de mim?

Não há certo e errado, branco e negro, bem ou mal. Em tudo na vida há cinzentos e escuridão, mais perguntas que respostas, mais dúvidas que certezas. Mas, se há alguém que tem que chegar a uma resposta, esse alguém sou eu. Porque só eu sei a importância do lugar onde pretendo chegar e se o caminho que faço para lá chegar, por mais árduo e incorrecto que seja, valerá a pena.

E, sinceramente, começo a achar que vale.

Anúncios

2 opiniões sobre “Felicidade?”

  1. A felicidade está dentro de ti mesmo. Não depende dos outros, só depende de ti. Não tens de abdicar de ti mesmo para consegui-la, só tens de ser tu mesmo.
    Ás vezes achamos que temos de atingir certas metas ou percorrer certos caminhos para conhecer a felicidade… a felicidade está em ti. O resto vai acrescer na plenitude. Nunca abdiques dos teus valores. Nice guys finish last??? Está na hora de abandonar as ideias pré-concebidas.
    Não é um sprint, é uma corrida de fundo! 🙂

    Liked by 1 person

    1. Abdicar dos meus valores é, em grande parte, abdicar daquilo que me faz quem sou – logo nunca o ia fazer (até, lá está, por uma questão de princípios!) 🙂
      O meu último comentário foi mais um rant que outra coisa, mas às vezes o pessoal farta-se de ser “bonzinho” e, sendo “bonzinho”, nunca chegar a lado nenhum, ficar sempre para trás.
      Foi mais um desabafo que outra coisa! 😛

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.