The Hunger Games – Opiniões

The Hunger Games Box Set

Atenção aos spoilers! Potenciais para quem está a ler e/ou a ver os filmes e definitivos para quem o quer fazer!

The Hunger Games, por Suzanne Collins. Desconhecidos, para mim, até ao grande furor gerado pela estreia do primeiro de quatro filmes, que compõe a saga cinematográfica, no cinema, no ano 2012.

Há que admitir que foi depois de ver o primeiro filme que fiquei curioso para ler a “obra escrita”. Regra geral é a obra escrita que me leva a ver os filmes! Vide Harry Potter e (toda a) saga Senhor dos Anéis!

Resumidamente, somos transportados para a vida de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence… Que lasca!!!), que tenta sobreviver num futuro pós-apocalíptico, mas organizado.

Depois de a raça humana ter sido praticamente dizimada por secas, doença e, como não podia deixar de ser, guerras por recursos escassos, a sociedade como a conhecemos hoje em dia foi destruída. O que restou da Humanidade, no caso específico dos EUA, agora chamados Panem, organizou-se em 13 distritos, governados com punho de ferro pelo governo central do Capitólio.

Após uma revolta liderada pelo distrito 13, que acabaria por levar à sua destruição pelo Capitólio, os restantes 12 distritos são obrigados, como castigo e dissuasor à subversão, a, anualmente, entregar dois “tributos”, escolhidos aleatoriamente na “Colheita” de entre os rapazes e raparigas da sua população entre os 12 e os 18 anos, para os Jogos da Fome, onde juntamente, com os tributos dos restantes distritos lutam até à morte, em arenas desenhadas pelos Produtores dos Jogos, para entretenimento e gáudio dos habitantes do Capitólio e terror das suas famílias e respectivos distritos.

É no meio de tudo isto que Katniss tenta sustentar a mãe e a irmã mais nova, depois da morte do pai num acidente nas minas de carvão do distrito 12, caçando ilegalmente nos bosques do seu distrito. Quando entramos na vida desta jovem de 17 anos, a sua irmã de 12, Prim, é escolhida para os Jogos da Fome, mas Katniss toma o seu lugar, voluntariamente.

Juntamente com Peeta Mellark, do seu distrito, vence os Jogos da Fome depois de um acto que força a mão do Capitólio e obriga a que sejam coroados dois vencedores, quando a norma é apenas um, inicia uma rebelião que acaba por levar à queda do Capitólio.

O que mais me atraiu, nesta trilogia, são os muitos (e preocupantes) paralelismos que conseguimos traçar entre a sociedade fictícia de Panem e a sociedade de hoje em dia: o poder dos media (e a facilidade com que podem ser “manipulados e manipuladores”), os extremos da sociedade consumista, a crescente indiferença da sociedade face à violência (em alguns casos, a promoção da mesma)… Mas também o poder de uma só pessoa, ou um pequeno grupo de pessoas, o poder da palavra e do gesto certos, no momento certo, o poder do amor, da amizade e da família, o poder da vontade de ser livre… Mesmo na face das maiores adversidades.

Ao longo de vários momentos, nos livros, ficamos alternadamente com o coração nas mãos, revoltados, esperançosos, receosos e corajosos, à medida em que a acção se desenrola na primeira pessoa, de Katniss, conseguimos experienciar aquilo que ela vai vivendo e sentindo.

Os 3 livros estão escritos num ritmo muito intenso, sem descurar detalhes que, inicialmente pensamos serem apenas pormenores, mas que, dois capítulos à frente, nos rebentam na cara, com revelações bombásticas. As personagens estão maravilhosamente construídas, cheias de vida, e todas elas com personalidades distintas e muito bem vincadas e que nos reservam muitas surpresas.

Apesar de estarem “classificados” como livros infanto-juvenis, na minha singela opinião muito mal, claramente ultrapassam essa “limitação de idade” e apresentam muitos temas para reflexão, acerca de nós mesmos (e o que faríamos se confrontados com certas situações extremas), dos outros (e que fariam se confrontados com essas mesmas situações extremas) e sobre a vida em geral e tudo aquilo que, hoje em dia, damos por garantido, mas que nos pode levar em direcções tudo menos desejáveis.

É, definitivamente, uma trilogia a ler e reler.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.